segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A educação é de todos!

Quando colocamos um aluno deficiente, de qualquer natureza, na frente de um professor que nunca deu aula para alunos especiais, devemos ter em mente que estaremos criando um desafio para este professor.
Portanto, é fundamental que antes de entrar em qualquer sala de aula, o professor já tenha um preparo, para lidar com esse tipo de situação.

Toda criança entra na escola para aprender, e não para ficar isolada e sem colegas. Muitas escolas, ao invés de possuírem o preparo para acomodar deficientes dentro da sala de aula, nem os aceitam nas unidades escolares, alegando que não possuem condições de manter a criança ali. Já foi dito à uma conhecida minha, que a escola onde ela gostaria de colocar o filho não a aceitou porque a coordenadora alegou que a criança "não era normal".

Atualmente possuímos sim, Leis Educacionais que propõem a melhora no ensino escolar, porém essas estão muito longe de serem inclusivas. Hoje, para a inclusão existem apenas projetos não concluídos e que não estão associados à mudanças de bases nas escolas e que ainda assim atendem (quando atendem)  alunos com deficiência em classes especiais, ou escolas especiais.

E além desses deficientes serem atendidos de maneira igualitária, seria imprescindível se os alunos não deficientes tratassem o colega com respeito e carinho, e não com discriminação, como é feito hoje em dia. 





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