segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mas o que é essa tal de "Inclusão Social"?



Antes de mais nada, explicaremos o que é Inclusão Social, para entendimento maior daqueles que terão contato com nosso trabalho.

A inclusão está relacionada ao ato de conectar todas as pessoas em um único meio/ambiente. É necessário termos o conhecimento de que estamos em um mundo diferente, onde há (e sempre houve) pessoas de diversas formas: como as que possuem diferenças na cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Essas pessos já nasceram com tais características e não devem ser culpadas por tê-las.

O ato de "Inclusão" é oferecer àqueles que necessitam, uma oportunidade de acesso aos bens e serviços oferecidos pela sociedade. Na maioria das vezes, os "excluídos" socialmente, são os negros, deficientes (físicos, auditivos, visuais ou mentais) ou até mesmo aqueles que possuem menor renda financeira.


Vale ressaltar que nossa cultura ainda possui pouquíssima experiência com esse tipo de inclusão, pois existem  pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. 


O preconceito ainda pesa muito na sociedade e a maioria dos cidadãos não consegue enxergar que muitas vezes o exterior muda, mas o interior é o que conta. Um deficiente físico, por exemplo, pode ter uma mente muito mais desenvolvida e ser muito mais capaz de fazer qualquer tipo de coisas do que uma pessoa que não possui deficiência.


Não adianta os negros possuírem cotas somente por serem negros e o processo de contratação de deficientes em uma empresa ser limitado (cada empresa precisa ter em média 3% de deficientes físicos). 
Precisamos saber julgar as pessoas pelo que elas são e não por COMO elas são (aparentemente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário